Wednesday, January 2, 2013

2013


Tenho tantos pensamentos na cabeça que fica difícil começar. Vivemos mais um ano especial, 2012, em que fomos presenteados com a nascimento da nossa Sofia Clarisse. Começamos o ano como uma família de três e terminamos como uma família de quatro, com muito amor entre nós; tentando sempre ser compreensivos uns com os outros, o que traz positividade à casa; e tentando fazer o melhor de cada dia, a cada dia, o que gera alegrias.

Nossa Sofia termina o ano com nove meses, muito sapeca, usando toda barra que encontra para ficar de pé, do fogão ao aparador com tampo de mosaico. Ela engatinha como um foguete. Rapidinho cruza a sala, atravessa o corredor e vai tentar escalar a escadinha do Matteo no banheiro das crianças. Uma bebê que está aprendendo a andar é um lembrete de que a persistência traz bons frutos. Esses primeiros meses de vida são uma sequência de superação de obstáculos, exemplos reais de que podemos e devemos levantar das nossas quedas na vida, por mais dolorosas que sejam! (Só não me preocupo com a Sofia porque, assim como todos nós, ela não se lembrará dos tombos dessa época!)


Como uma benção, o fim de ano foi calmo e feliz. O Natal foi aquela bagunça gostosa na casa da grandmae e do grandpai, com os avós brasileiros, os primos, tios e tias americanos. Contamos também com a presença de amigos queridíssimos na véspera, a família da Lucy, uma das melhoras amigas do Matteo. Sinto uma gratidão imensa no coração pelas novas amizades que fizemos desde que nos mudamos para Park Slope e pelas amizades que se fortaleceram nesse ano que passou.


O Matteo, com três anos e cinco meses, está falante, apaixonado por música, e gosta de se apresentar. Múltiplas vezes nos últimos dias, em ocasiões sociais, pegou um pandeiro e pediu a atenção de todos presentes na casa da grandmae, por exemplo, pondo-se a cantar "the wheels on the bus go round and round" e pedindo que todos o acompanhassem cantando. Assim ele bate no pandeiro e canta, enquanto sua audiência canta também. Com direito a aplausos no fim, claro.


Suas outras paixões incluem bolas, trens, carros, caminhões, helicópteros... Todos os meios de transporte. É sapeca também. Adora pular, correr, se pendurar na mamãe, no daddy, na vovó. Esta, aliás, o levou à ópera (programa que o vovô não pôde fazer porque estava mal da garganta) em uma versão mais curta de La Bohème montada por um grupo chamado Amore Opera em Manhattan. E o Matteo amou. Ficou vidrado o tempo todo, mais ou menos duas horas. Tirou fotos com os atores no fim e pediu para abraçar a Mimi. A vovó disse que todos se derreteram pelo nosso Matteo.


Terminamos 2012 e entramos em 2013 com jantar e festa aqui em casa na companhia da vovó, grandmae, grandpai, tios Lilia e Mike, Lucy, Cat, Scott e Anabelle. A energia foi tão positiva que o ano novo começa promissor. Meus votos são de que possamos guardar essa energia dentro da gente, onde encontramos a verdadeira felicidade. Que 2013 seja mais um ano de luz e paz, em que possamos repetir e multiplicar as alegrias de 2012, abraços, sorrisos, molecagens e brincadeiras.

No comments:

Post a Comment